top of page
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify

INSCRIÇÕES
GRUPO DE ESTUDOS

GRUPO DE ESTUDOS
PSICANÁLISE E REVOLUÇÃO
ONLINE | INSCRIÇÕES ABERTAS | 10 VAGAS

A Psicanálise é um método de cura para as neuroses através de consultórios privados? Sim, porém mutíssimo mais. Publicações recentes sobre a história do movimento psicanalítico têm revelado a intensa ligação entre os psicanalistas das primeiras gerações e as lutas revolucionárias, assim como relações entre teoria psicanalítica e marxismo desenvolvidas por eles e outros. O objetivo do grupo de estudos é facilitar o acesso a textos sobre o tema "Psicanálise e Revolução", além de impulsionar o debate sobre as possibilidades práticas do que muitos chamam hoje de "Psicanálise engajada". Atentemos para o que Freud disse em 1918, no V Congresso Internacional de Psicanálise, colocando o tratamento psíquico como um direito, ou seja, como algo que deve ser garantido a todos:

"Agora, suponhamos que através de alguma organização conseguíssemos multiplicar o nosso número, de modo que fôssemos suficientes para o tratamento de massas maiores de pessoas. Por outro lado, pode-se prever que, em algum momento, a consciência da população acordará e a alertará para o fato de que o pobre tem o mesmo direito à assistência anímica que ele já tem agora à assistência cirúrgica, que salva vidas. E que as neuroses não são menos ameaçadoras à saúde da população que a tuberculose e que, assim como esta, não podem ser deixadas a cargo de cada pessoa do povo." (Freud. S. Fundamentos da clínica psicanalítica. Rio de Janeiro: Autêntica Editora, 2021, p. 135)

Gestados no "espírito de 1918", obviamente apoiado nos acontecimentos da Revolução Russa de 1917 e da intensa luta de classes na Europa, formou-se um importante movimento de psicanalistas de esquerda. Duramente reprimido ainda na primeira metade do século XX, colocar-nos-emos agora a resgatar e acessar parte do conhecimento produzido por ele.

Público alvo: profissionais da saúde, estudantes e interessados na Psicanálise

Modo de funcionamento: seminários quinzenais no Google Meet organizados por Pedro com base em bibliografia previamente apresentada e seguidos por debate entre os membros. Os encontros ficarão armazenados em pasta do Google Drive.

Preço: R$50 por mês

Quando: terças-feiras, 19:30 às 20:15

Vagas: para favorecer a participação de todos, o grupo será limitado a dez participantes. São fornecidas duas vagas gratuitas para estudantes e profissionais de baixa renda.

 

Regras: webcam sempre aberta, mensalidades pagas até dia 5
 

Sobre mim: na universidade, graduei-me em Psicologia pela PUC-Rio e depois realizei mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela UERJ. Iniciei minha militância política nos movimentos sociais através do movimento estudantil, quando fui coordenador do centro acadêmico de Psicologia. Na pós-graduação, ingressei no movimento de trabalhadores pós-graduandos e cheguei à diretoria executiva da ANPG (Associação Nacional de Pós-graduandos). Hoje faço parte da Esquerda Marxista, seção brasileira da Corrente Marxista Internacional, integrando sua direção nacional e regional (Rio de Janeiro). Decidi me inserir no movimento psicanalítico através da Clínica Social de Psicanálise Hélio Pellegrino, onde desenvolvo junto a outros psicanalistas grupos de estudo e uma iniciativa que oferece plantões psicanalíticos gratuitos em bairros proletários.

Preencha atentamente os campos abaixo para se inscrever.
bottom of page